Em Março de 2015, iniciámos os Cenáculos – Tertúlias poéticas da CACAV, que terminaram em 28 de Setembro de 2016.

Terminaram? Não! Para já, deixaram dois descendentes pujantes: o livro “Meus Poemas Meus Amores”, no prelo, com poemas originais apresentados nos Cenáculos e os recém-nascidos “Jograis da CACAV – Alhos Vedros”.

Pareceu-nos, aliás, temos a certeza que seria uma pena perderem-se as energias positivas, até então desconhecidas, que se revelaram na realização dos Cenáculos.

Porquê Jograis? Jograis eram os animadores, que na Idade Média, cantavam ou diziam versos seus ou alheios, ou que interpretavam textos literários cantando e recitando, em geral fazendo parte de um grupo, tornando-se assim nos maiores divulgadores da poesia junto do povo.

Tínhamos um grupo, tínhamos textos e tínhamos a vontade de transmitir a quem nos quisesse ouvir, as verdades na voz dos nossos escritores e poetas, com uma interpretação, umas vezes dramática, outras vezes jocosa, das coisas realmente importantes da vida.

Tivemos o nosso primeiro recital na noite de 29 de Novembro de 2018, na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros, num tributo a Zeca Afonso, acompanhados por Francisco Fanhais.

Os Jograis da CACAV é um grupo que se reúne para declamar poesia da CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa dando-lhe ritmo e harmonia, lembrando o passado para melhorar o futuro, falando do amor, da vida e da morte, das coisas importantes do dia-a-dia, da nossa relação com o divino.