Hoje, dia 6 de Março pelas 21,30 horas, no Núcleo Cultural José Afonso (Biblioteca Municipal da Alhos Vedros

AS MULHERES NA HISTÓRIA (Ciclo de Conferências)

4ª Conferência. AS MULHERES E A LITERATURA (Cartaz em anexo)

O “nosso” ciclo de conferências “As Mulheres na História” (organização resultante da parceria entre o CACAV e o CHAM – Centro de Humanidades, através da investigadora, Ana Teresa Hilário) segue a bom ritmo e estamos chegando à 4ª conferência, “As Mulheres e a Literatura”, pela investigadora Noemi Alfieri .

Convidamo-lo a aparecer e a participar no próximo dia 6 de Março, pelas 21h30, no Núcleo Cultural José Afonso (Biblioteca Municipal de Alhos Vedros)

“As Mulheres e a Literatura
O “nosso” ciclo de conferências “As Mulheres na História” (organização resultante da parceria entre o CACAV e o CHAM – Centro de Humanidades, através da investigadora, Ana Teresa Hilário) segue a bom ritmo e estamos chegando à 4ª conferência, “As Mulheres e Literatura”, pela investigadora Noemi Alfieri.

Convidamo-lo a aparecer e a participar no próximo dia 6 de Março, pelas 21h30, no Núcleo Cultural José Afonso (Biblioteca Municipal de Alhos Vedros)

Mulheres e Literatura

Se escrever é já em si um acto revolucionário, o que é que tem representado ser mulher e escrever ao longo da história? Nesta sessão, teremos a oportunidade de conhecer algumas mulheres africanas que, através da escrita literária, lutaram nos anos ’50 e ‘60 para a libertação dos seus povos e para uma sociedade mais justa, representando o universo feminino naquele que ainda era território colonial português.

Noemi Alfieri é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Espanhol e Português) pela Universitá degli Studi di Torino, Itália, concluiu um mestrado em Língua e Literaturas Modernas (Português) na mesma faculdade. É doutoranda em Estudos Portugueses na FCSH-UNL e assistente de investigação no CHAM, no grupo Leitura e Formas de Escrita, colaborando com as linhas de investigação em Estudos Africanos e História das Mulheres e do Género. É bolseira de doutoramento da FCT e conduz a sua investigação sobre o tema “(Re)Construir a identidade através do conflito: uma abordagem às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (1961-74)”.

 Pelo inegável interesse deste Ciclo de Conferências e pelos temas abordados, aguardamos a vossa presença.

 

A Direcção do CACAV