setubal1_0 setubal-cms

Início do Ciclo de Cinema na Casa Amarela

Quinta-feira, dia 3 de Novembro a partir das 21,30 horas

Início do Ciclo de Cinema em homenagem ao Maçariku e organizado em parceria com a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

Projecção do Documentário

APRENDER, VIVER E TRABALHAR NA PENÍNSULA DE SETÚBAL  de Eduarda Dionísio, João Carlos Louçã, Vítor Ribeiro.

Seguido de

“SETÚBAL, CIDADE VERMELHA” de Daniel Edinger.

Contaremos com a presença de Eduarda Dionísio para a conversa que se seguirá.

Apresentações e sinopses:

Aprender, viver e trabalhar na península de Setúbal

Realização: Eduarda Dionísio, João Carlos Louçã, Vítor Ribeiro

Locução: Diana Marques Montagem: Rui Baptista Pereira

Resultado da montagem de meia hora de imagens escolhidas entre as muitas dezenas de horas filmadas na Península de Setúbal para dar resposta à proposta do ICE: o que é que se aprende fora da escola? E como? E porquê? E para quê?

O filme passa por Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Barreiro, Lavradio, Seixal, Arrentela, Sarilhos Pequenos, Palmela, Setúbal, Alcochete, Pinhal Novo, Azeitão, Corroios…

Anda por cooperativas, sociedades recreativas, bibliotecas, oficinas, círculos culturais, ecomuseus, festivais… E por muitas pessoas de todas as idades. Fala de aprendizagens. De ofícios e de artes, que aconteceram e vão acontecendo fora da escola. E de maneiras de viver. Nas artes: as músicas, as pinturas, os desenhos, os teatros, as danças, E o gosto das leituras. Além do que foi filmado em 1997, o filme inclui imagens de arquivo e extractos de filmes. Entre eles, SETÚBAL VILLE ROUGE e MEMÓRIA ANARQUISTA.

“Setúbal, Cidade Vermelha”

 de Daniel Edinger. Colaboração: Romain Goupil, Michel Lequenne, Magda Streiff. Fotografia: Jacques Bouquin; 

Produção: Warc’hoazh Productions. Duração: 94 m. França 1975.

Sinopse:

De 1 a 9 de Outubro de 1975, Setúbal. O filme acompanha as intensas movimentações populares na zona de Setúbal – « a cidade vermelha» – durante os primeiros dias do VI Governo Provisório, liderado por Pinheiro de Azevedo. Reuniões de comissões de trabalhadores, de comissões de moradores, de comissões de soldados, Assembleias Populares. A Movauto e a Setenave são algumas das empresas com comissões de trabalhadores mais activas que o filme visita, recolhendo também depoimentos sobre as transformações nos asilos de velhos, nos bairros de barracas (Bairro da Liberdade), nas terras (Cooperativa de Casebres).

Contamos com a vossa presença

A direcção da CACAV

Logotipo novo. CACAV