“Mulheres e Inquisição”, pela investigadora Indira Leão

Pautado pelo sucesso, o ciclo de conferências “As Mulheres na História” (organização resultante da parceria entre o CACAV e o CHAM – Centro de Humanidades, através da investigadora, Ana Teresa Hilário) caminha confiante em direcção à 3ª sessão que decorrerá no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 21h30, na Biblioteca de Alhos Vedros.

Convidamo-lo a aparecer e a participar.

“Mulheres e Inquisição”, pela investigadora Indira Leão

Esta comunicação insere-se no trabalho que temos vindo a desenvolver na dissertação de mestrado intitulada: “Entre a transgressão e a moralidade. As Mulheres e a Inquisição no Portugal Moderno (Século XVII). Sentenças do Tribunal do Santo Ofício – Lisboa, Coimbra e Évora.” Pretendemos refletir sobre a atuação do Santo Ofício no julgamento e condenação de mulheres, e saber quem elas eram e quais os crimes que cometeram.

Indira Leão é licenciada em História na Universidade Nova de Lisboa e começou o seu mestrado em História Moderna e dos Descobrimentos em 2017 na mesma instituição. Neste momento está a desenvolver a sua tese de mestrado. O seu interesse pela História de Género e das Mulheres manifestou-se durante a sua licenciatura, sendo que a estadia em Madrid, na Universidade Complutense, no âmbito do programa ERASMUS foi determinante para aprofundar os seus conhecimentos bibliográficos sobre estas temáticas. Tem vindo a participar em congressos nacionais e internacionais.