Livro 1

A Comunidade de Leitores é um espaço de partilha e de cumplicidades, aberto a todos aqueles que nele queiram participar.

Objetivos

Com a criação desta Comunidade, pretende-se que um pequeno grupo de leitores partilhe o gosto pela leitura e troque opiniões e pontos de vista sobre os livros apresentados.

Pretende-se também gerar cumplicidades, fomentar o gosto por uma leitura mais ativa e partilhada, através da discussão das experiências de leitura de cada um e da relação com as experiências de vida.

Deste modo, os livros são também o pretexto para falarmos de nós mesmos, do Mundo, da relação de cada um consigo próprio, com os outros e com o Mundo.

 Razões da criação de uma Comunidade de Leitores

Os livros são muito importantes na nossa vida, tal como a relação que estabelecemos com o nosso semelhante. Como afirma Maria João Seixas:

 “Nos livros podemos encontrar refúgio, porque são uma morada de acolhimento para as nossas dores e onde o mar das nossas mágoas pode sempre desaguar e receber o conforto que demandamos. Essa qualidade, mágica e redentora, fica-se a dever ao entretecimento das palavras que poetas e prosadores nos oferecem quando escrevem, às ideias que essas palavras tantas vezes carregam como flechas luminosas  e às personagens que habitam as páginas dos livros, com os seus enredos, as suas vidas e os seus sonhos. Palavras, ideias e personagens,  feita a revelação e ocorrido o encontro com quem as lê, conseguem muitas vezes atravessar para o outro lado do espelho e instalar-se no interior do leitor. Dessa generosa travessia pode acontecer (numa «hora muito rara» como Rilke anunciou) florescerem em nós, leitores, novos pontos de luz, de cintilação.”

Se esses pontos de cintilação puderem ser partilhados, será maior a intensidade da luz e mais profícuo o nosso crescimento interior.

Reuniões

As reuniões realizam-se uma vez por mês, ou com uma periodicidade acordada entre o grupo.

Funcionamento das Reuniões

No momento do encontro, cada participante apresenta a sua opinião sobre a obra, os sentimentos suscitados pela leitura, os aspetos marcantes, os excertos mais significativos.

Essa apreciação crítica poderá ter como suporte o preenchimento de uma ficha de leitura da obra, previamente fornecida a cada um dos elementos da comunidade, ou decorrer de uma exposição de ideias, de forma espontânea.

Para além da leitura, os participantes são desafiados a apresentar também a sua “produção artística”, um texto, um poema, uma ilustração ou uma fotografia, a partir de um excerto da obra.

Tema/Obra

As obras a abordar resultam das propostas apresentadas pelos vários elementos do grupo, sendo depois acordada a sequência em que serão discutidas as obras escolhidas.

Logotipo novo. CACAV