Caros sócios e amigos da CACAV

O Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) e o CHAM – Centro de Humanidades, através da investigadora, Ana Teresa Hilário, organizam o Ciclo de Conferências “As Mulheres na História”.

Após o sucesso da primeira conferência, teremos no próximo dia 07 de Fevereiro, pelas 21,30 horas, no Núcleo Cultural José Afonso (Biblioteca Municipal de Alhos Vedros)

a 2ª Conferência “Mulheres e Escrita”, pelo investigador Pedro Urbano (Cartaz em anexo).

O que torna alguém escritor? É necessário ter obras publicadas para se ser autor? E no caso das mulheres, que durante tanto tempo teve maior dificuldade no acesso à educação e à cultura escrita?

Nesta conferência iremos olhar para o desenvolvimento de escritos de autoria feminina produzidos ao longo do século XIX português, como correspondência e diários, que permitem reconstruir histórias de vida, pensamentos, emoções e ambições de muitas mulheres já esquecidas.

Pedro Urbano é doutorado em Ciências Históricas pela NOVA-FCSH, com a tese financiada pela FCT intitulada “Nos bastidores da Corte”: O Rei e a Casa Real na crise da Monarquia – 1889-1908, trabalho que venceu a 23ª edição do Prémio Victor Sá de História Contemporânea da Universidade do Minho. É investigador integrado do IHC, tendo participado em diversos projectos de investigação em várias universidades portuguesas, bem como em redes europeias de investigação. Actualmente é investigador júnior da NOVA- FCSH, com o projecto Women (e) go: nineteenth century Portuguese female self-writing. É também professor na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

 Pela importância do evento, Compareçam

 A direcção da CACAV